A prefeitura do Rio de Janeiro resolveu inovar. O prefeito da cidade lançou um desafio para seus cidadãos “sugerir uma boa idéia de aplicativo, que possa melhorar a vida de seus habitantes, empresas e turistas”.

O processo de coleta de idéias já terminou (8/11/11). Foram 1877 enviadas e agora estão em votação - qualquer um pode votar, basta se cadastrar no site, ou fazer o login com uma conta do facebook ou twitter. Da minha parte, eu não considero um número expressivo. Entretanto, essa é a primeira vez que o governo realiza um evento desse. Espero que na próxima edição, se houver, o número de idéias seja maior.

A fase de votação de idéias ocorrerá até o dia 15 de novembro, até amanhã. Só então, as idéias mais votadas serão analisadas por um grupo de jurados, constituidos de autoridades do município, profissionais de TI e jornalistas.

Serão avaliadas 3 quesitos:

  • Qualidade da idéia;
  • Viabilidade da idéia e
  • Potencial de impacto.

Ao todo, serão 30 idéias selecionadas e dois tipos de premiação. O Grande Prêmio, uma quantia de R$1000,00 (mil reais), irá contemplar as 10 melhores idéias. Já o Segundo Prêmio será distribuido entre as 20 melhores idéias seguintes. No dia 30 de novembro será divulgado os vencedores.

Os aplicativos estarão disponíveis ao público a partir do dia 21 de dezembro.

Dá uma visitada no site.

A Prefeitura do Rio está de parabéns. Especialmente o Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro, o Sr. Franklin Dias Coelho.